RSS

Como, Quando, e Onde Fazer

 

Fazer ou não fazer? Eis a questão principal!!!
Toda vez que você encontra um fórum ou um blog na Internet sobre este assunto pode perceber que sempre tem gente a favor e contra desta festa. As pessoas que são contra argumentam seu ponto de vista dizendo que não está certo transferir para os amigos e familiares a obrigação dos pais de sustentar a família. Mas a minha pergunta é: Porque então estas mesmas pessoas aceitam os presentes de Aniversário? Quando você vai para qualquer festa é normal levar um presente. Além disso, às vezes, as pessoas passam por um momento complicado e realmente precisam de um apoio financeiro vindo dos amigos e familiares. Ninguém obriga ninguém a fazer nada, mas se você gosta da pessoa e tem como ajudar ou simplesmente quer agradá-la, porque não fazer isso? Alem disso, este evento pode trazer muita alegria e distrair a futura mamãe, que muitas vezes está bastante exausta nos últimos meses da gravidez por causa das noites mal dormidas, visitas freqüentes ao médico, correria com a arrumação do quartinho do bebê, etc.

Quando: É aconselhável planejar o evento entre o 6º ao 8º mês da gestação. A preferência geralmente é dada para os finais de semana depois do almoço ou um pouco mais tarde, com a duração de 3-4 horas aproximadamente, para não deixar futura mamãe cansada de mais.

Principais passos para organizar um Chá de Bebê
Não há nada de complicado em organizar esta festinha. Muitas vezes os parentes ou as amigas se encarregam em cuidar de tudo. Se isso não acontece por algum motivo, a grávida também pode fazer tudo.

Reserve tempo suficiente antes e depois do Chá de Bebê para os preparativos iniciais, possíveis atrasos, outros imprevistos e a limpeza depois da festa. Crie uma lista simples para conferir a execução de tarefas como: decorar o local, empacotar e transportar os presentes depois da festa, varrer o local, limpar a cozinha, jogar fora o lixo para deixar o tudo limpo e arrumado.

Veja o que você precisa planejar logo no começo:

  • Local da festa e o número das pessoas convidadas, seus nomes, telefones, e-mail, etc. O espaço disponível deve ser suficiente para acomodar todos.
  • Que tema e decoração serão escolhidos, as cores. Determinar o modelo de convites e a forma de envio. Oferecer para futura mamãe a lista completa do enxoval e pedir que ela anota o que ela gostaria de ganhar, cores e quantidades.
  • Escolher comida e bebida a ser servida e onde vai ser encomendada.
  • Como você programará o dia de Chá de bebê: que hora vai começar, sua duração. Determine algumas datas para as convidadas escolherem, mas que sejam cômodas para a anfitriã.
  • Que jogos e atividades você vai realizar para garantir diversão e aprendizagem. De acordo com as atividades escolhidas, ver a disponibilidade das impressoras, materiais e outros itens necessários, onde serão adquiridos, emprestados, doados.
  • Fazer orçamento e determinar as fontes do dinheiro (mamãe, participantes, etc).
  • Faltando uma semana até a festa confirme a presença de todas as convidadas e a disponibilidade de todos os materiais.
  • No dia do evento, independente das possíveis falhas e confusões seja feliz, animada e atenciosa com as convidadas e, principalmente, com a futura mamãe. Ninguém é perfeito.
  • No começo e no final da festa agradece a presença de todo mundo. Depois do evento passe para a futura mamãe a lista completa das pessoas presentes e aquelas que ajudaram de alguma forma ou as que não poderiam comparecer, para que ela pudesse enviar seu agradecimento a todos.

Escolha do local para Chá de Bebê. A escolha do local de evento é essencial, pois vai impor a atmosfera do evento. O lar da família é extremamente importante para o conforto e a sensação de felicidade de futuros pais. Mas alem do conforto é importante relacionar a quantidade de pessoas com o espaço do local escolhido para festa. Por exemplo, você pode realizar seu Chá de Bebê para 20 pessoas na sala de estar do seu apartamento, mas para 100 pessoas você terá que optar por um espaço bem maior, como por exemplo, o Salão de festa da sua empresa ou condomínio, ou reservar um buffet para festas infantis.

Seja coerente com a estação do ano:
Dependendo do mês em que acontecerá o evento, você pode escolher algum local ao ar livre, como chácara, clube de campo, chalés de associações recreativas e ADCs. Quem sabe, a futura mamãe junto com as suas amigas resolverá passar um final de semana num resort para realizar a sua festinha.

Pense quem vai vir:
Outro momento importante é determinar se a festa será somente entre as meninas ou vai ser mista. Não são raridade os Chás de Bebê onde o pai, os parentes e amigos homens fazem parte da lista de convidados. Observe também se haverá crianças no evento e se elas vão precisar de alguma atenção especial (brincadeiras, monitores, espaço especial, etc.).

Pense onde você precisará gastar e onde pode economizar Lembre, que seu Chá de Bebê não precisa ser muito caro, mas com certeza vai gerar algumas despesas.

Aqui está uma lista de possíveis despesas:

  • Eletricidade, serviços, mesas, cadeiras, etc.;
  • Jogos e materiais, etc.;
  • Cópias e envio de convites;
  • Comida e bebida;
  • Decorações;
  • Prêmios;
  • Áudio – visuais (televisão, VHS, DVD, projetor de slides, máquina fotográfica, filme)

Confere as dicas para economizar:

  • Você pode cobrir uma parte destas despesas através das doações ou empréstimos, ou modificar algumas atividades para diminuir o custo.
  • Por exemplo, você pode fazer seus próprios convites e entregar pessoalmente ou enviar por e-mail convites virtuais.
  • Você pode perguntar se as pessoas concordariam de trazer um prato de comida ou alguma bebida.
  • Você pode fazer suas próprias decorações.
  • Seja criativa! O mais importante é criar uma atmosfera amigável onde seus convidados vão se sentir confortáveis e animados.

Seja atenta aos mínimos detalhes

  • Uma festa bonita com certeza ficará na memória, mas não confie nela e providencie com certa antecedência uma máquina fotográfica e filmadora para documentar tudo que vai acontecer. Se não puder convidar um profissional, certifique se antes do dia do Chá de Bebê que todos os equipamentos funcionam e você (ou a pessoa responsável) sabe usá-los. Esta observação pode parecer ser uma coisa óbvia, mas já presenciei festas que não podiam ser registradas por não saber usar a filmadora… Determine onde ficará filmadora, máquina fotográfica, e quem será responsável.
  • Verifique a voltagem e a necessidade da extensão e prenda os cabos soltos com adesivos para prevenir que alguém tropece. Tenha certeza que a quantidade das cadeiras e mesas é suficiente para acomodar as pessoas e materiais para cada brincadeira. Separe os CD’s antecipadamente e verifique se seu aparelho de som vai tocar eles. Certifique se antes do dia da festa que todos os equipamentos funcionam e você (ou a pessoa responsável) sabe usá-los.
  • Pense como pretende divertir seus convidados e será que têm algumas brincadeiras que exigem muito espaço. Relacione a quantidade de brincadeiras com a quantidade das pessoas e com o tempo disponível.
  • Determine o assento para futura mamãe, que deve ser cômodo, com encosto, com altura adequada, etc.
  • Onde ficarão os presentes antes, durante e depois da festinha. Quem e como vai levá-los para casa.
  • Pense se irá precisar de refrigerador, cafeteira, fogão ou forno de microondas.
  • Assegure-se que não vai faltar nada: mesas, toalhas de mesa, guardanapos, pratos, xícaras, talheres, bandejas, pratos, gelo e sacolas para lixo e materiais de limpeza.
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 113 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: