RSS

O que é um Chá de Bebê?

Como surgiu a tradição de fazer a festa do Chá de Bebê.
Não se sabe exatamente de onde ou como surgiu esta tradição e o nome deste evento, mas existe opinião que o nome Chá de Bebê (Chá de Cegonha) surgiu devido à verdadeira paixão, ou a necessidade nata das mulheres de se reunir para bater um papo “entre as meninas” e tomar um chazinho, para que a conversa se torne mais descontraída. Brasil não é único pais onde existe o costume de organizar esta festa de boas-vindas ao bebê. Por exemplo, nos EUA, Canadá e alguns outros países este evento é chamado de “Baby Shower”,ou seja um evento onde bebê recebe atenção, carinho e presentes como se tudo isso saísse de um chuveiro.
Diversos nomes brasileiros para esta festa
Mesmo no Brasil este evento não tem um único nome. Independentemente do nome: Chá de bebê, Chá de cegonha, Chá de fraldas, Chá de berço ou qualquer outro, ele sempre é dedicado à chegada de um novo membro da família, ou, quem sabe, mais de um. Cada mãe ou família que aceita fazê-lo, espera que ele seja muito bem organizado e muito bem lembrado.
Pela Internet você também pode encontrar os nomes “exóticos” como: Chá de Baby, Chá de Frauda, Chá de Fraudas, ou até mesmo Chá de Fraude, Chá de Fraudes. Independentemente do nome, o seu principal objetivo é proporcionar um apoio emocional dos amigos a futura mamãe e presentear a futura mamãe com os itens que ainda faltam para o enxoval do bebê, mesmo que ela pode não ser a mãe de primeira viagem. Inicialmente, somente as mães de primeira viagem organizavam este evento, mas atualmente, cada novo começo de vida pode ser comemorado com este evento tão especial.
Alias, as grávidas podem organizar mais de um Chá de bebê para mesmo bebê, principalmente se elas têm muitos grupos de amigos, por exemplo: um Chá para colegas de trabalho e outro para amigos mais íntimos e familiares.
Particularidades do Chá de Fraldas.
Chá de Fraldas pode ser conciderado como uma variação especial da festa de Chá de Bebê, onde os presentes preferenciais são as fraldas.
Como algumas coisas do enxoval são muito pessoais e dependem muito do gosto de cada pessoa, pode ser interessante fazer o tal de Chá de Fraldas. Mas ele pode não ser obrigatoriamente só de fraldas, você pode incluir os itens para cozinha, banho e higiene. Normalmente o pedido do presente é indicado no próprio convite Chá de Fraldas, normalmente indicando o tamanho exato e relação das marcas desejadas. Para este tipo de festa é muito comum ver o desenho do bebê usando a fralda ou o próprio convite recortado em forma da fralda.
Perguntas mais frequentes na organização de um Chá de Fraldas
A seguir vou mencionar as dúvidas mais freqüentes e as respectivas respostas que podem ajudar você fazer uma escolha certa para você.
Pergunta: Quais são os prós e contra para optar pelo Chá de Fraldas, comparando com o Chá de Bebê tradicional?
Resposta: Muitas pessoas organizam o Chá só de Fraldas, pois por um lado são os presentes fáceis de comprar, relativamente baratos para quem compra, e, comprando as marcas preestabelecidas, não tem como errar. Além disso, gera uma boa economia para os futuros pais. Mas em contraparte, não pode esquecer, que organizando o Chá de Fraldas e ganhando muitas fraldas você corre o risco de ter um montão de fraldas que por motivo da possível alergia do bebê podem não servir e você terá que doar ou tentar trocar ou revender.
Pergunta: Se a brincadeira mais comum de cada Chá de Bebê é a adivinhação dos presentes, como faço para brincar num Chá de Fraldas, onde os presentes são conhecidos antecipadamente.
Resposta: Invés de você adivinhar o conteúdo do presente, tente adivinhar o nome da pessoa que deu ele. Para isso, peça que cada convidado escreve uma pequena frase, sem indicação muito direta, como isso é feito nas brincadeiras do amigo secreto (amigo oculto). Abaixo estão algumas idéias e sugestões para escrever o bilhete: sou mais alta que a media nacional; posso lhe dar dicas, pois já tenho uma filha; adoro sushi e sou muito sorridente; sou loira de olhos azuis, etc. Só não é recomendável se revelar muito. Por exemplo, se você souber que será a única loira de olhos azuis da festa será melhor escolher outra dica.
Pergunta: Para um Chá de Fraldas os presentes devo pedir somente as fraldas ou é permitido pedir outras coisas?
Resposta: Normalmente a maioria de presentes são as fraldas, mais também pode pedir os itens da higiene para o bebê, como algodão, lenços umedecidos, sabonete, etc.
Pergunta: Quantas fraldas são necessárias, ou seja, quantos pacotes devo pedir? Qual é a regra do cálculo?
Resposta: As fraldas do tamanho RN devem ser poucas – de 1 a 3 pacotes e somente em casos, quando tem a expectativa de um bebê pequeninho (dos pais baixinhos e magrinhos). São as fraldas para serem usadas na maternidade e muitas vezes já não servem para os recém-nascidos com tamanho um pouco acima do médio. As fraldas do tamanho P são utilizadas nos primeiros dois meses (ou menos), com gasto médio de 8-10 fraldas por dia, cerca de um pacote pequeno. Por isso, você pode pedir cerca de 30 pacotes pequenos de fraldas do tamanho P. Se a sua festa tiver mais de 30 convidados, pode pedir as fraldas do tamanho M para todos os outros. Estas fraldas são usadas durante um longo período do tempo e por ser assim, dispensam a necessidade de pedir as fraldas do tamanho G. Não vale a pena ocupar espaço da sua casa durante muito tempo com as coisas que podem perder o prazo de validade antes de chegar a hora de usá-las.
Pergunta: Quais são as melhores marcas de fraldas?
Resposta: Infelizmente, esta pergunta não tem uma única resposta. A resposta você vai descobrir junto com seu bebê, pois às vezes ele podem apresentar alergia mesmo para as fraldas das melhores marcas. Por isso, seria interessante dividir toda a quantidade de fraldas em quantidades menores conforme as marcas ou de deixar uma relação das marcas, para que os convidados tenham a possibilidade da escolha. Desconsiderando os casos particulares, as melhores marcas são: Pampers, Huggies, Turma da Mônica, e Johnson&Johnson
O que é um Chá de Bebê Virtual (on-line).
Chá de Bebê Virtual (on-line) é uma versão mais moderna da festa tradicional. Ela acaba sendo uma excelente opção para os futuros pais, que por alguma razão, não podem estar perto da sua família e amigos. As razões mais comuns são: permanência no exterior, mudança da residência recente devido ao novo emprego ou outras, quando os amigos antigos e muito queridos estão muito longe e não podem compartilhar esta felicidade.
Também pode ser uma ótima solução para as mães que por motivos da saúde são obrigadas a ficar de cama para segurar a gravidez. Imagine o grau da importância de sentir a presença dos amigos, de poder falar com eles neste momento tão complicado! Com toda a certeza isso irá melhorar o espírito e humor dela. Para fazer isso basta criar um blog ou site gratuito, onde será compartilhada qualquer notícia da gravidez e que ajudará manter o contato com todo mundo enquanto cuida de si e se prepara para a chegada do seu bebê.
O Chá de Bebê Virtual também pode servir como um complemento ao Chá de Bebê tradicional, mas começa antes e termina depois do evento real. Você também pode compartilhar as fotos e as brincadeiras da festa com todo mundo que pode presenciar a sua festa. Também servirá como meio de anunciar em poucos instantes sobre o nascimento do bebê para todos os participantes.
Hoje em dia os computadores e Internet entraram na vida da maioria das pessoas e seus amigos também devem estar entre eles. O fato de que o evento envolve computadores pode fazer os homens aceitarem mais facilmente o convite para participar num Chá de Bebê on-line.
 

Uma resposta para “O que é um Chá de Bebê?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 113 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: