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Como alimentar as crianças na correria dos blocos de carnaval

14 fev

Carnaval chegando e junto com ele a preocupação dos pais em como curtir  com seus pequeninos os blocos e a festa de rua sem preocupação. Uma dica fundamental é manter sempre a hidratação do corpo. De acordo com a nutricionista Juliana Malvestio, qualquer mudança no esquema de alimentação, pode trazer conseqüências desagradáveis.

“Uma ótima opção é o consumo do iogurte, pois é um alimento de fácil digestão e saudável. Além disso, a absorção do cálcio está facilitada nas refeições intermediárias (lanches) pela ausência de alguns minerais, como o ferro, que dificultam sua absorção. Por isso as mães devem oferecer alimentos lácteos nos intervalos entre as grandes refeições e evitar como sobremesa de almoço e jantar”, explica a nutricionista.

Conheça alguns dos benefícios que o iogurte traz para seus filhos: – Alimento rico em cálcio – Na infância há uma necessidade aumentada com relação à ingestão de cálcio, pois os ossos estão em formação. O iogurte é um alimento fonte de cálcio (em média 120mg de cálcio a cada 100g) e pode auxiliar na formação de ossos fortes. – Contém proteínas de alto valor biológico – As proteínas de alto valor biológico são aquelas que contêm todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender as necessidades fisiológicas da criança. – Contém probióticos – Probióticos são microrganismos vivos que quando administrados em concentrações adequadas trazem um benefício à saúde. O benefício inerente a todos os tipos de probióticos é o de equilibrar a microbiota intestinal, aumentando a concentração de bactérias benéficas no intestino. Porém, o mais importante, é saber que para cada gênero e espécie de probióticos é conferido um benefício específico. Por exemplo, as bifidobactérias ajudam o intestino a funcionar no ritmo, o consumo regular dos probióticos do tipo lactobacillus, podem auxiliar no reforço das defesas naturais do organismo, prevenindo contra gripes e infecções, como as gastrintestinais (diarréias) e respiratórias. – Baixo teor de lactose – No iogurte, a lactose (açúcar do leite) já foi fermentada pelas bactérias, facilitando o consumo do produto por indivíduos com intolerância à lactose, sem que lhes cause desconfortos gastrintestinais, comuns em crianças.

Além do iogurte, alimentos leves como petit suisse, queijos pasteurizados, frutas, biscoitos integrais, mix de castanhas e frutas secas, sanduíches, bolo simples e barra de cereal são bem vindos. Caso os pais tenham dificuldade em levar os alimentos de casa, existem boas opções na rua, como água de coco e picolé de frutas.

De acordo com a nutricionista, é fundamental não deixar faltar a ÁGUA.  É necessário que as mães estimulem o consumo de água para evitar uma desidratação, mesmo que a criança não esteja com sede. Sanduíches prontos, preparados com maionese devem ser evitados. Pratos com camarão, empadas, salpicão, salada de frutas e sucos que não sejam industrializados também não devem fazer parte da alimentação das crianças na rua, já que correm o risco de contaminação por bactérias, pois podem provocar infecção intestinal, com febre e diarréia.

Fonte: Guia de Cultura e Lazer para Crianças

 
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Publicado por em fevereiro 14, 2012 em Carnaval, Especiais

 

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